Início

>

PMA entra em 2026 com projetos de 400 milhões de euros em carteira

PMA entra em 2026 com projetos de 400 milhões de euros em carteira

Arquitetura

Arquitetura

Arquitetura

Empresa de arquitetura consolida crescimento sustentado, reforça capacidade técnica e afirma-se como parceiro estratégico do promotor imobiliário

PMA | Paulo Merlini Architects entra em 2026 com uma carteira de projetos avaliada em cerca de 400 milhões de euros, correspondente a mais de 200.000 metros quadrados de área total de construção, afirmando-se como uma das empresas de arquitetura de referência no panorama nacional pela sua capacidade de estruturar, desenvolver e executar projetos imobiliários complexos com elevado rigor técnico.

Este volume reflete um percurso de crescimento sustentado e uma viragem estratégica iniciada em 2020, que colocou a arquitetura no centro da cadeia de valor do negócio imobiliário. Hoje, a PMA trabalha maioritariamente com promotores imobiliários, acompanhando os projetos desde a fase inicial até à sua execução, através de uma abordagem integrada que alia análise económica, enquadramento legal, viabilidade técnica e desenho arquitetónico, garantindo coerência entre conceito, investimento e construção.

“A nossa arquitetura nasce de pragmatismo e de uma leitura muito clara da realidade do investimento. Cada decisão formal resulta de critérios técnicos, económicos e funcionais bem definidos”, refere André Santos Silva, Chief of Staff (CoS) da PMA | Paulo Merlini Architects.

Entre os projetos atualmente em execução destaca-se o SPARK, em Matosinhos, promovido pelo Castro Group. Concebido para responder às novas dinâmicas do trabalho contemporâneo, o edifício integra flexibilidade, tecnologia e eficiência operacional, tendo sido desenvolvido para alcançar as certificações LEED, WELL e WiredScore, sendo ainda pioneiro em Portugal na obtenção da certificação SmartScore.

No segmento residencial, a PMA assina projetos emblemáticos que unem rigor estratégico e excelência arquitetónica. O O’rizon Living, condomínio privado de grande escala promovido pela Shalu Investments, localizado na margem do Douro e ainda em projeto, destaca-se pela implantação e volumetria pensadas para valorizar os espaços verdes, criar espírito de comunidade e maximizar vistas e luminosidade. Já em obra, com o mesmo enquadramento paisagístico, vão nascer os edifícios residenciais de luxo The View I (Nort Properties) e The View II (Rivage).

Na cidade do Porto, o Combatentes – The Avenue, em fase final de construção, organiza 11 apartamentos exclusivos e uma penthouse com piscina, resultado de uma abordagem pragmática que transformou condicionantes legais e urbanísticas em oportunidades. O projeto, promovido pela Nort Properties, foi premiado em 2022 com o Best Luxury Apartment Living in Portugal nos Luxury Lifestyle Awards.

Paralelamente às obras já em curso, orçadas em mais de 50 milhões de euros, a PMA | Paulo Merlini Architects tem em desenvolvimento grandes processos estratégicos ainda em fase de projeto, totalizando cerca de 350 milhões de euros. Entre estes destacam-se um eco resort no Algarve, com um investimento estimado em cerca de 110 milhões de euros, e dois empreendimentos residenciais de relevo no Grande Porto, cada um com um volume de investimento na ordem dos 60 milhões de euros.

Este crescimento reflete-se também na evolução da estrutura interna da PMA, que conta hoje com uma equipa cada vez mais diversificada e especializada, reunindo competências em arquitetura, coordenação técnica e gestão de projeto.

“Nos últimos dois anos, encaramos algumas perceções do mercado como um sinal claro para olhar para dentro. Assumimos de forma consciente as áreas onde podíamos evoluir e reforçámos a nossa estrutura técnica, os processos e a equipa. Esse percurso de exigência e adaptação reflete-se hoje na solidez com que respondemos a projetos de maior complexidade, mantendo a ambição, a qualidade e o rigor que definem a PMA”, acrescenta Rúben Calado, Chief Business Development Officer (CBDO) da empresa.

Na sequência deste percurso, a empresa prepara a abertura de novas instalações no início de 2026, mantendo o atual gabinete em Gondomar e inaugurando um novo escritório na cidade do Porto.

A atuação da PMA | Paulo Merlini Architects está alinhada com a sua visão de criar um legado memorável estruturado na inteligência do passado, materializada no princípio criativo US IS MORE®, que coloca o Ser Humano no centro do processo de projeto. A integração precoce de engenharias, construtoras e consultores especializados, aliada a um forte investimento em tecnologia e processos internos, principalmente nos últimos dois anos, permite assegurar que a qualidade conceptual é acompanhada por um elevado nível de rigor técnico e de execução.

Com uma carteira diversificada, projetos de grande escala e uma metodologia própria que cruza pensamento estratégico, pragmatismo e controlo técnico, a PMA entra em 2026 reforçando a sua ambição de se afirmar como uma marca de referência na forma de pensar, projetar e executar operações imobiliárias, em Portugal e além-fronteiras.

Sobre a PMA | Paulo Merlini Architects

PMA | Paulo Merlini Architects é uma empresa portuguesa de arquitetura reconhecida pela qualidade, inovação e consistência do seu trabalho, com um percurso marcado por distinções nacionais e internacionais. Desde 2020, a PMA tem sido sucessivamente reconhecida em prémios e nomeações de referência: nesse ano, a Casa do Passadiço foi distinguida com o 1.º lugar nos Luxury Lifestyle Awards, enquanto a Casa Rio recebeu Menção Honrosa nos LOOP Design Awards.

Nos anos seguintes, a empresa consolidou a sua presença internacional através de várias nomeações para os Prémios ArchDaily, incluindo os projetos Casa Rio, Barril, Clínica PCV & ITL e E-GOI & Clavel’s Kitchen, bem como, em 2022, o Combatentes – The Avenue, igualmente distinguido nos Luxury Lifestyle Awards. Mais recentemente, o Edifício Boavista 339 foi nomeado para Obra do Ano 2025 do ArchDaily Brasil.

Paralelamente, o trabalho da PMA no espaço público e na sustentabilidade tem vindo a ser amplamente reconhecido, com a Menção Honrosa atribuída ao SPARK Matosinhos nos Prémios Verdes 2023 e, em 2025, com o Grande Prémio da Rede de Cidades e Vilas que Caminham atribuído ao Parque Urbano de Gondomar, que arrecadou igualmente o primeiro prémio na categoria “Desenho de Novo Espaço Público”.

Estes reconhecimentos reforçam a atuação da PMA | Paulo Merlini Architects na arquitetura residencial, em edifícios de escritórios de forte identidade e em projetos urbanos inovadores, sempre guiados pelo princípio criativo US IS MORE®.