Art, Rock & Sports assessorou mais de 80 transferências e venceu caso de Pedro Caixinha na FIFA
17/09/2025
A Art, Rock & Sports, firma portuense de assessoria e consultadoria jurídica e estratégica, iniciou atividade em junho de 2025 e esteve envolvida em mais de 80 transferências no mercado futebolístico do verão, assessorando juridicamente clubes, jogadores e agentes FIFA em negócios realizados em 15 países distintos.
O escritório de advogados fundado por Pedro Mota Pinho e Pedro Azevedo Branco assessorou neste curto espaço de tempo, entre outros, Gonçalo Borges na transferência histórica do FC Porto para o Feyenoord, o treinador Pedro Caixinha e a sua equipa técnica perante a FIFA no caso contra o Santos FC (que culminou com a vitória do técnico português), Kiko Domingues na mudança do Benfica para o Moreirense, e o diretor desportivo Américo Branco na renovação de contrato com o Fortuna Sittard (Países Baixos).
Os sócios fundadores da Art, Rock & Sports, que partilham um histórico consolidado como assessores jurídicos do FC Porto, fazem um balanço extremamente positivo dos primeiros três meses de operação da nova firma de advogados.
“Estes resultados refletem não apenas a confiança dos nossos clientes, mas também o compromisso da nossa equipa em garantir segurança jurídica, soluções estratégicas e profissionalismo num mercado de futebol cada vez mais complexo. Continuamos focados em contribuir para um mercado de transferências mais transparente, seguro e profissionalizado”, salientam Pedro Mota Pinho e Pedro Azevedo Branco.
A recém-criada empresa de advogados, com escritório na zona da Boavista (Porto), dedica-se igualmente aos setores da cultura e do entretenimento, tendo prestado assessoria jurídica ao cantor Domingues, autor dos êxitos “Fica” e “Romance de Cinema”, e ao argumentista Frederico Pombares.
A Art, Rock & Sports apresenta aos seus clientes “uma abordagem moderna, pragmática e altamente especializada”, assente na experiência acumulada pelos dois causídicos.
Pedro Mota Pinho (32 anos), doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desempenhou funções como Assessor Jurídico do FC Porto - entre 2017 e 2022 – e Associado Sénior da sociedade de advogados PLMJ. É formador na Liga Portuguesa de Futebol Profissional, colabora com a Revista de Direito do Desporto da Federação Portuguesa de Futebol e é autor de diversas publicações científicas nas áreas do Direito do Trabalho e do Direito do Desporto.
Antigo jogador da formação do FC Porto e das seleções jovens de Portugal, Pedro Azevedo Branco (34 anos) é mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo exercido funções, durante uma década – entre 2016 e 2025 -, como assessor jurídico do emblema portista. Nesse período, esteve envolvido nas maiores transferências de jogadores realizadas pelo clube e representou a entidade em diversos processos junto da FIFA, do Court of Arbitration for Sport (CAS) e da UEFA.
